Emergência 193
Institucional

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante-Geral, o Coronel BM Alessandro Borges Ferreira ocupava o cargo de Diretor de Administração Institucional, sediado em Várzea Grande.

Foi promovido ao posto de coronel em 02 de dezembro de 2011.  Nascido em 24 de abril de 1971, na cidade de rosário do sul – Rio Grande do Sul.

Iniciou sua carreira militar no núcleo de preparação de oficiais da reserva do Exército Brasileiro, no ano de 1991, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, sediado em Cuiabá.

 Incorporou às fileiras do Corpo de Bombeiros Militar em 12 de dezembro de 1994.

Possui os cursos de aperfeiçoamento de oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso (CAO/MT) e de gestão política e estratégia pela associação dos diplomados da Escola Superior de Guerra, realizados em 2002, o curso superior de polícia de Mato Grosso (CSP/MT) /curso de especialização em gestão organizacional de segurança pública, em 2010, e ainda, o curso de altos estudos de política e estratégia (Caepe) da Escola Superior de Guerra, em 2014.

Graduado em engenharia sanitária e ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. 

Especialista em administração com ênfase em inteligência de segurança pública pela Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

Foi comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

Criou e chefiou o setor de informação ambiental da secretaria de meio ambiente do Estado de Mato Grosso.

Foi assessor especial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos onde coordenou a política pública do Estado de prevenção e combate às drogas.

Exerceu as funções de Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, Corregedor-Geral, Diretor Operacional.

Foi condecorado com a medalha Militar de Bronze, a medalha Dom Pedro II, medalha de Honra ao Mérito da Defesa Civil de Mato Grosso, medalha Guardião do Paiaguás e agraciado com os títulos de cidadão cuiabano e mato-grossense.