Emergência 193

Notícias

OCORRÊNCIA

Incêndio no depósito da Seduc mobiliza 45 bombeiros para o combate

10/09/2019 - 15:00
Francisca Vilar


A cidade de Cuiabá foi surpreendida na tarde de segunda-feira (09/09) por uma intensa fumaça escura no bairro Dom Aquino. Tratava-se de um incêndio que começou às 15h em um dos depósitos da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), ao lado da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na rua Major Gama. O local da ocorrência é próximo ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros, por isso uma viatura se dirigiu imediatamente ao local. O 1º Batalhão Bombeiro Militar (1° BBM) foi acionado via Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) para combater o fogo.  

O local da ocorrência é composto por uma área administrativa e dois galpões, sendo que um deles permaneceu completamente intacto e o outro foi comprometido pelas chamas, queimando papeis como livros, revistas e material de almoxarifado, todos considerados materiais combustíveis de classe A. 

Foram disponibilizadas duas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 45 militares que se dividiram para combater na frente e na lateral do estabelecimento em chamas. Ao todo 7 viaturas de Cuiabá e Várzea Grande foram disponibilizadas e a prefeitura deu suporte disponibilizando caminhões pipa para abastecer as duas viaturas Auto Bomba Tanque (ABT) em operação. A empresa que fornece energia no estado também foi acionada para desligar a luz do local, impedindo assim que novos acidentes acontecessem. A Polícia Militar fez a segurança do local e o agentes de trânsito do município isolaram a rua. 

O fogo foi controlado e isolado, mas ainda havia papel queimando, porém o local apresentava risco, pois a estrutura de um dos galpões ficou completamente comprometida e havia risco desabar uma parede. “Não há necessidade de colocar a segurança de nenhum profissional em risco para finalizar um combate que o fogo já está controlado e confinado e não ameaça se espalhar ou atingir outros locais”, afirma o Tenente Coronel BM Paulo Correia. 

Com as chamas controladas, o fogo foi cessando conforme os bombeiros militares continuavam o enfrentamento das chamas e o material combustível terminava de queimar. As janelas de uma das paredes dificultou o combate direto, mas quando o local já não apresentava risco, o fogo foi vencido e iniciou-se o rescaldo. Os trabalhos para impedir a reignição dos entulhos seguiram até as 3h da madrugada. Não houve feridos.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!