Emergência 193

Notícias

CONFERÊNCIA

Conferência que aborda incêndios florestais mobiliza 18 bombeiros de MT

31/10/2019 - 18:30
CBMMT

Está acontecendo, em Campo Grande (MS), a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais - Wildfire 2019. O evento, que começou nesta segunda-feira (28/10) e encerra na sexta-feira (01/11), já vem sendo realizado há mais de 30 anos em vários países do mundo e é o maior na área de incêndios florestais já ocorrido na América Latina. Esse ano contou com um total de mais de 1100 pessoas advindas de mais de 40 países diferentes ao redor do mundo. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) enviou uma comitiva de 18 militares entre integrantes do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e demais unidades do estado.
O Wildfire tem o propósito de atualizar os participantes com novas técnicas e tecnologias de prevenção e combate a incêndios, partilhando conhecimentos e experiências sobre o tema com o objetivo de elaborar estratégias cada vez mais eficazes. A Conferência, só acontece a cada 4 anos e é composta por palestras e apresentações de artigos científicos, demonstração de técnicas e materiais voltados principalmente ao manejo integrado do fogo, geoprocessamento, utilização de novas ferramentas, equipamentos e acessórios que buscam otimizar e facilitar o serviço do combatente florestal, além de auxiliar na detecção dos incêndios e facilitar o processo de responsabilização. 
Durante o Wildfire foram aprovados dois artigos de autoria dos militares do CBMMT. Um deles é de autoria do TC BM Jean com o tema; “Impactos da implantação da rodovia BR 242/MT nos focos de calor a partir de imagens de satélite do município de nova Ubiratã/MT” e o outro é do Sd BM Ian, juntamente com o Major BM Aires, que recebeu o título de; “Início e propagação de incêndio florestal: estudo de caso na unidade de conservação Serra de Santa Bárbara/MT”.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!