Emergência 193

Notícias

PROJETO SOCIAL

Bombeiros do futuro passam noite acampados e têm retorno emocionante

03/12/2019 - 18:00
Cap BM Moura

Na manhã deste domingo (01/12) setenta alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro - PSBF da unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Sorriso (10ªCIBM) foram recepcionados por seus pais e familiares após retorno do Acampamento de Instrução do PSBF que começou no sábado (30/11) e terminou no domingo (01/12). O acampamento aconteceu na Chácara Transmidal, localizada no Município de Sorriso e contou com a participação de 70 crianças assistidas por uma equipe de 5 monitores e 9 instrutores.

Os alunos realizaram diversas atividades, dentre elas, confecção de abrigo, instrução de noções de Atendimento Pré-Hospitalar Tático com técnicas de improviso onde aplicaram métodos de transporte de vítimas conscientes e inconscientes com produção de macas improvisadas.

Os bombeiros do futuro de uma oficina de orientação com bússola seguida da execução de uma pista onde se deslocaram utilizando as coordenadas recebidas. Passaram por um circuito de ação e reação onde enfrentaram obstáculos que simulavam a transposição de um curso d’água. No início da madrugada tiveram instrução de confecção de alimento operacional semelhante ao utilizado por militares das forças armadas brasileiras.

Fez parte da programação do acampamento uma gincana em que os alunos, divididos em cinco equipes, puderam exercer o espírito de corpo e a camaradagem com direito a troféus e medalhas ao final da prova, além de cada equipe receber uma cesta repleta de doces a fim de praticarem o “saber dividir”.

Todas as instruções tiveram como objetivo reforçar a autoconfiança, disciplina, responsabilidade, superação, persistência e principalmente o conhecimento. Os alunos chegaram correndo em forma entoando canções militares o que emocionou os pais, presentes ao encerramento. A manhã de atividades se encerrou com a oferta de um café da manhã.

Bombeiros do Futuro em Alto Araguaia

Na manhã do sábado (30/11) foi realizado no Núcleo de Bombeiro Militar de Alto Araguaia a instrução de combate a incêndio com os alunos do projeto social Bombeiros do futuro. Foram passadas técnicas para o combate a princípios de incêndio com extintores e usando a viatura auto bomba tanque.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!