Aeroporto passa por desinfecção realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar

27/03/2020 - 16:53
Augusto Pereira

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realizou nesta sexta (27/03) a terceira parte da Operação de Desinfecção Biológica em prevenção à disseminação do Coronavírus. Desta vez o local desinfectado foi o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A operação se dirige a locais prioritários de grande circulação e entradas da capital de Mato Grosso.

A operação teve início na quarta (25), na Rodoviária Central de Cuiabá e realizou mais uma ação na quinta (27) na rodoviária de Várzea Grande. Uma equipe de 15 bombeiros atuou na desinfecção com uma solução de hipoclorito de sódio, que é obtido a partir da reação do cloro com soda-cáustica. O desinfetante é utilizado em escala industrial na assepsia de instalações de beneficiamento de alimentos.

Os militares, qualificados em Operações com Produtos Perigosos, utilizaram a vestimenta para ações com elementos biológicos, um macacão descartável. Para aplicação do produto os bombeiros usaram bombas costais de pulverização com a solução desinfectante.

O Capitão BM Felipe Sabóia, da Companhia de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos, afirmou que “as instalações do aeroporto já estão sendo higienizadas pela gestão local, o reforço visa dar mais segurança para passageiros e trabalhadores”. O Coronel BM Ricardo Bezerra Costa, Diretor Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, conta “a iniciativa da corporação reforça as ações de prevenção que estão sendo tomadas pelos órgãos de saúde e segurança pública. Avaliamos que estrategicamente esses lugares são prioritários, mas não descartamos a possibilidade de outras operações similares”.

Nas Companhias e Batalhões do interior o Corpo de Bombeiros têm atuado de forma integrada com órgãos estaduais e municipais na conscientização e fiscalização.