INCÊNDIOS FLORESTAIS

CBMMT intensifica ações preventivas, de resposta e responsabilização aos Incêndios Florestais no norte do Estado

08/07/2020 - 10:45

FORMAÇÃO DE BRIGADA

No município a Brigada Municipal Mista do CBMMT em parceria com a Prefeitura Municipal de Cláudia, está sendo realizado um treinamento de Brigada de Incêndio Florestal aos brigadistas contratados da Prefeitura Municipal. O treinamento teórico e prático iniciou nesta segunda-feira (06/07) e finaliza nesta quarta-feira, com uma carga horária de 24hs, com aulas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e visa capacitá-los para o emprego na temporada de Incêndios Florestais. Os brigadistas estão conhecendo na prática alguns dos materiais utilizados no combate ao fogo como soprador, mochila costal e abafador. Também está sendo reforçado que as instituições devem, cada vez mais, ampliar suas ações de prevenção e cuidados da natureza, sendo o apoio e cooperação da sociedade civil fundamental para  o êxito na missão.

COMBATE A INCÊNDIO

A Brigada Municipal Mista de Nova Mutum foi acionada por volta das 11h00min desta terça-feira 07.07 para combater um incêndio em lavoura de milho à aproximadamente 60km do município. Quando a BMM chegou no local o proprietário da fazenda e seus funcionários já estavam realizando o combate através de confecção de aceiro, feito com tratores e grades. Foi necessário o empenho da Guarnição de serviço e acionamento do plano de chamada dos militares, sendo 13 integrantes, devido à proporção do incêndio. Foram utilizados mais de 50mil litros de água, bombeado pela viatura ABT e um caminhão pipa, além do uso de bombas costais e abafadores. O combate durou cerca de 4h, e foram queimados mais de 200ha de milho que estava em processo de colheita. Um dos funcionários relatou que a provável causa do incêndio pode ter ocorrido através de uma danificação no maquinário durante o processo de colheita. "Estamos em um período muito seco em nossa região, pois além da baixa umidade a temperatura está muito alta, alertou o Comandante da brigada em orientação aos responsáveis pela lavoura.

CRIME AMBIENTAL

Por volta das 18h20min desta terça-feira (07.07), a Guarnição de Combate a Incêndio Florestal do Comando Regional III, composta por quatro bombeiros militares, ao realizar rondas pelo município de Cláudia-MT visualizou um foco de calor em uma residência localizada na estrada Ilka, na área urbana do município. Rapidamente a GCIF foi até o local, onde encontrou um senhor de 42 anos, realizando o manuseio ilegal do fogo, isto é, queimando folhas para limpar terreno, em desacordo ao que prevê o artigo 1º, do Decreto nº 535, de 26/06/2020. Desse modo, primeiramente, foi realizada a extinção do fogo pelo método de resfriamento e em seguida o cidadão foi preso em flagrante e conduzido para o 3º Pelotão de Polícia Militar para ser lavrado o Boletim de Ocorrência e para que fossem tomadas as providências cabíveis. De acordo com o Decreto, desde o dia 01/07/20 estão proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas até o dia 30/09/20.