PREVENCÃO DE INCÊNDIOS

Ação integrada realiza queima prescrita no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

31/03/2021 - 17:30
Técnica de aplicação do fogo controlado é realizado em áreas estratégicas para diminuição de biomassa presente na superfície da vegetação
Assessoria|CBMMT

A primeira ação de manejo integrado do fogo 2021, foi realizada nesta terça-feira (30.03), em áreas estratégicas da região do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O objetivo dos trabalhos foi reduzir a quantidade de biomassa presente na vegetação local para prevenção de grandes incêndios no período de estiagem.

A ação ocorreu de forma integrada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), 1º Comando Regional Bombeiro Militar, Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e Agentes da Defesa Civil Municipal. Todo o processo técnico de queima prescrita, teve duração de aproximadamente três horas, em uma área de 13 hectares, próximo da rodovia MT-251. Aplicação de fogo nas áreas consome biomassa (folhas, galhos secos) presente na superfície e não prejudica a vegetação viva no local.

Antes de incendiar as áreas estratégicas, foi realizado um planejamento de análise da “janela ideal” para saber se as condições de umidade, temperatura e direção do vento estavam favoráveis para execução da ação. Essa leitura é realizada, quinzenalmente, com base nas informações do boletim meteorológico.

O trabalho preventivo, faz parte das ações de execução das diversas ações contidas no Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais de 2021 (CEDIF-MT). Fazem parte do Comitê a Casa Civil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Também são convidados o Ibama, ICMBio, Incra, Forças Armadas e os ministérios Público Federal e Estadual.