Emergência 193

Notícias

QUALIFICAÇÃO

Corpo de Bombeiros Militar dá início ao 2º Estágio de Operações Helitransportadas para Incêndio Florestal

11/06/2018 - 18:25
CBMMT

Começou nesta segunda-feira (11/06) o 2ª Estágio de Operações Helitransportadas para Incêndio Florestal (Helitif) realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A aula inaugural foi dada no auditório da Infraero, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O Helitif capacita bombeiros para transportar equipamentos no combate a incêndios florestais em locais de difícil acesso, como costumam ser as áreas de confronto com as chamas em ocorrências dessa natureza. Na aula inaugural foi apresentado o helicóptero Fire Hawk, que tem capacidade para 14 pessoas e carrega 3.700 litros de água. O representante da empresa fabricante, Herialdo Martins, destacou especificações técnicas e aplicações para a aeronave que sofreu adaptações no modelo original para atuar em incêndios florestais.

O 2º Helitif tem uma carga horária de 60 horas e, de acordo com Tenente BM Lucas Brito, coordenador do estágio, o treinamento foi planejado a partir da necessidade de lançar e retirar bombeiros de regiões de difícil aceso em condições de incêndio. Esta edição conta com 12 alunos bombeiros que precisam ter no currículo o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF). O estágio vai até sábado, dura todo o dia e tem 60h de carga horária.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!