Emergência 193

Notícias

SOLENIDADE

Corpo de Bombeiros Militar lança Semana de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais – SP2IF

08/07/2019 - 18:30
Francisca Vilar

Nesta segunda feira (08/07), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou a abertura da Semana de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais(SP2IF). Instituída em 2017 em parceria com a Aprosoja, a semana tem a finalidade de sensibilizar os municípios sobre o alto índice de incêndios florestais nesta época do ano, pois as temperaturas altas e baixa umidade do ar são um grande inimigo do meio ambiente neste período.

Nos dias 27 de maio a 07 de junho foram realizadas reuniões de alinhamento com a Aprosoja e definição dos 15 municípios que fazem parte da iniciativa, incluindo Cuiabá, que realizou a abertura nesta manhã, no Auditório Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás. Durante este período também foi realizada a aproximação com as prefeituras municipais e entidades de classe; busca de recursos e apoio externos; planejamento da logística para a execução, divulgação nas mídias, também foi estabelecido contato com as escolas sobre o concurso de redação e abertura das inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal (CFBF).

As solenidades de aberturas da SP2IF contaram com a presença de autoridades locais e estaduais, bem como explicações e ilustrações sobre o tema. O objetivo é que nesse período sejam realizadas campanhas preventivas nos assentamentos da região, fazendas e sindicatos rurais; coordenação de cursos de brigadista florestal em parceria com os sindicatos rurais; divulgação em mídias locais a respeito da campanha; concurso de redação em escolas de ensino fundamental do 6° ao 9° ano do sistema de ensino privado e público; realização de palestras em estabelecimentos escolares com o conteúdo de "queimadas urbanas e incêndios florestais", com meta mínima de 10 escolas preferencialmente as de zona rural e blitz educacionais referente as queimadas e incêndios florestais. 

Já na semana do dia 24 a 28 de junho foi realizada uma palestra de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais; foi lançado o edital para o concurso de redação para os alunos para as escolas públicas ; realizado o curso de Formação de Brigadista Florestal (CFBF) para 20 alunos, distribuídas cartilhas preventivas; e foi realizada ainda a campanha preventiva com a atuação das blitz, palestras e mídia. No município de Sorriso já foram iniciadas ações preventivas nos assentamentos da região e ainda lançado o concurso de redação resultante da parceria das escolas do Município, do Estado e da iniciativa privada. O Corpo de Bombeiros Militar em Sorriso (10° CIBM) conta ainda com a colaboração do comércio local para arrecadar prêmios para esta atividade: “Temos uma bicicleta já garantida e convidamos o comércio e parceiros para nos ajudar na conscientização desses jovens”, pontuou o Major BM Weber, comandante do Corpo de Bombeiros em Sorriso (10ª CIBM).

A ações tiveram início nesta manhã (08/07) e continuarão até o dia 12 de julho. O Corpo de Bombeiros Militar convida a todos os cidadãos a fazerem parte da campanha de conscientização para a redução de ações que causem dano ao meio ambiente, bem como a diminuição dos incidentes envolvendo queimadas urbanas e incêndios florestais tão comuns e recorrentes neste período do ano.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!