QUALIFICAÇÃO

Ação integrada promove a primeira queima prescrita em Unidade de Conservação do Estado de Mato Grosso

10/07/2019 - 16:32

Nesta segunda-feira (08/07) foi realizada a primeira queima prescrita em Unidade de Conservação do Estado de Mato Grosso, onde cerca de 16 hectares foram manejadas na Área de Proteção Ambiental Estadual de Chapada dos Guimarães, nas proximidades da Comunidade Morro de São Jerônimo. A ação faz parte do Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais 2017 – 2020 (PPCDIF) do Estado de Mato Grosso e Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais de 2019 (POTIF) do Corpo de Bombeiros Militar, e envolveu diversos atores de maneira integrada: Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio do Comitê Estadual de Gestão do Fogo e Coordenadoria de Unidades de Conservação, Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Batalhão de Emergenciais Ambientais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Faculdade de Engenharia Florestal e o Instinto Chico Mendes de Conservação e da Biodiversidade.

Esta integração científica e operacional tem o objetivo de discutir e destacar argumentos técnicos para a realização do Manejo Integrado do Fogo (MIF) utilizando a queima prescrita como prevenção para os incêndios florestais dentre outras finalidades positivas para o meio ambiente.